Quantcast
Channel: Cursos Gratuitos - Catraca Livre

Pará oferta 12 mil vagas em cursos gratuitos para a COP 30

$
0
0

O Governo do Pará abriu 12 mil vagas em mais de 67 cursos gratuitos técnicos, visando qualificar mão de obra para a 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30).

O maior evento mundial de mudanças climáticas será realizada em Belém, entre 10 e 21 de novembro de 2025.

Governo do Pará oferta 12 mil vagas em cursos gratuitos para a COP 30
Créditos: Divulgação

As vagas são para cursos distribuídos em quatro eixos: turismo, hospitalidade e lazer; produção alimentícia; infraestrutura; e segurança.

As aulas serão realizadas em quatro polos: Região Metropolitana de Belém, Santarém, Salinópolis e Arquipélago do Marajó.

Quem pode se inscrever nos cursos gratuitos?

Pessoas a partir dos 17 anos, que estejam ou não no mercado de trabalho, são o público alvo do programa, que busca estimular a economia do Pará, com estratégias para o fomento dos setores turístico e econômico, garantindo a geração de emprego e renda, além de preparar a capital paraense para atender às demandas da COP 30.

A aula inaugural dos cursos ofertados pela Sectet será realizada no dia 22 de abril. O cronograma de aulas desta primeira fase estará disponível em capacitacop30.pa.gov.br.

Faça a sua pré-inscrição pelo site do Programa Capacita COP 30. Quando aparecer a confirmação da pré-inscrição no e-mail, o aluno deverá apresentar a sua pré-inscrição e documentos (RG, CPF, comprovante de residência, cartão de inscrição, autodeclaração profissional, se for o caso) na unidade ofertante do curso, conforme o cronograma.

A iniciativa tem a parceria da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Veja também: Conheça os 10 cursos técnicos do Senai que mais empregam

Veja também: UFMG oferta 600 vagas em seis cursos gratuitos; saiba mais


Capes oferta 3 mil bolsas de doutorado-sanduíche no exterior

$
0
0

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), abriu inscrições processo de seleção para edição de 2024 do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), que ofertará até 2.976 bolsas.

O investimento é destinado ao fomento do intercâmbio científico e à experiência acadêmica de pós-graduandos do Brasil em diferentes países.

Capes oferta 3 mil bolsas de doutorado-sanduíche no exterior
Créditos: iStock

Para ser beneficiado com uma bolsa, o candidato deve participar de seleção interna na instituição de ensino superior onde cursa o doutorado.

O prazo vai até 30 de abril. Após essa etapa, inicia-se a fase de inscrição no Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes), que vai de 2 a 16 de maio.

A publicação da relação dos aprovados está prevista para 19 de julho e o início das atividades no exterior entre setembro e novembro deste ano.

As bolsas de doutorado-sanduíche da Capes

O selecionado receberá a bolsa mensal, auxílios para deslocamento, instalação e seguro-saúde, além do adicional de localidade, quando for o caso.

A duração dos benefícios varia de três a seis meses. Para participar, o candidato precisa estar matriculado em um curso de doutorado, comprovar qualificação para o PDSE e ter declaração de reconhecimento de fluência linguística assinada pelo coorientador no exterior e orientador no Brasil.

A condição de brasileiro nato ou naturalizado também é exigida. No caso de estrangeiro, este deve possuir visto de estudante ou autorização de residência no Brasil.

Também é necessário ter o identificador Orcid válido no ato da inscrição e não ter recebido bolsa de doutorado-sanduíche anteriormente. Se o candidato for bolsista no doutorado com recursos federais, precisará pedir a suspensão ou o cancelamento do benefício. 

Só poderão indicar candidatos os programas de pós-graduação com notas igual ou superior a 4 na Avaliação Quadrienal da CAPES. Os cursos de doutorado novos podem apresentar propostas desde que já tenham sido reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Os critérios de elegibilidade para o candidato e a instituição e as etapas da seleção estão detalhados no edital nº 06/2024. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: pdse@capes.gov.br.

Veja também: Capes passa a aceitar teste de inglês do Duolingo

Veja também: Cursos gratuitos à distância da USP têm vagas abertas

Laiob oferece bolsas de até 100% em universidade dos EUA

$
0
0

Sonha em fazer um curso de especialização nos Estados Unidos? A Laiob (Latin America Institute of Business), empresa especializado em cursos executivos de curta duração para profissionais da América Latina, abriu inscrições para seu programa de bolsas.

São bolsas que cobrem até 100% dos programas executivos de curta duração na Universidade de Akron, no estado de Ohio, para as turmas com início em fevereiro de 2025.

Laiob oferece bolsas de até 100% em universidade dos EUA
Créditos: Divulgação/Laiob

Os candidatos podem escolher entre quatro cursos: finanças corporativas, gestão e liderança, gestão estratégica de marketing e gestão de projetos.

Bolsas para Universidade de Akron

Para cada um dos quatro cursos, serão ofertadas uma bolsa integral e uma de 70%. Também terá uma quantidade limitada de bolsas de 30% e 50% — o Laiob não revela quantas são de cada uma.

As bolsas incluem hospedagem, café da manhã e almoço durante os dias de aula. Os cursos vão acontecer em fevereiro de 2025, têm duração de 12 dias e incluirão certificados internacionais.

Além dos cursos, no programa, estão incluídos Welcome dinner, networking night, Conference day (encontro líderes de empresas da região), Game day (experiência em algum esporte americano), Army Day (exercícios de liderança e desenvolvimento de time na prática com o Exército Americano) e a cerimônia de entrega dos certificados, com jantar.

Como participar

As inscrições podem ser realizadas através do site do LAIOB até 28 de abril.  O período de entrevistas vai de 15 de abril até 3 de maio e os selecionados serão anunciados no dia 06 de maio. 

Os critérios de avaliação serão: nível de inglês avançado, experiência profissional, background acadêmico, análise das respostas às perguntas motivacionais, desempenho na entrevista e experiências de vida.

Com mais de 200 anos de tradição,, a Universidade de Ohio está localizada na pequena cidade de Athens, no interior do estado.

Veja também: Programa oferece 4 mil vagas em cursos gratuitos em Ubatuba

Veja também: Conheça os 10 cursos técnicos do Senai que mais empregam

Boticário abre 200 mil vagas em cursos gratuitos para mulheres

$
0
0

O Grupo Boticário está com inscrições abertas para 6º Ciclo do Empreendedoras da Beleza, programa que oferece cursos gratuitos profissionalizantes para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ao todo são oferecidas 200 mil vagas.

As interessadas podem se inscrever até 9 de junho pela internet (acesse aqui). Algumas opções de cursos são: Desenvolvimento pessoal, Empreendedorismo, Criação de conteúdo, Maquiagem e Pele, Vendas, Unhas, Alongamento de Unhas, Maquiagem Avançada e Penteados.

Boticário abre 200 mil vagas em cursos gratuitos para mulheres
Créditos: Ron Lach/Pexels

Pela primeira vez, as inscritas no Empreendedoras da Beleza poderão cursar mais de um curso técnico profissionalizante. Com informações do site Revendedor.

Outra novidade é a trilha CRIA, com conteúdos que preparam as alunas para se tornarem influenciadoras de suas próprias marcas. Saúde mental, gestão de negócio, produto e serviços são algumas das temáticas abordadas.

A trilha, que também conta com a participação da TRUSS e Gue Oliveira, é desenhada para que as participantes se tornem influentes criadoras de conteúdo, aprendendo a gerir seus próprios negócios, produtos e serviços, enquanto mantêm atenção à saúde mental.

Alguns dos cursos gratuitos disponíveis

  • Empreendedorismo
  • Criação de Conteúdo
  • Maquiagem e Pele
  • Vendas
  • Unhas
  • Alongamento de Unhas
  • Maquiagem Avançada
  • Penteados

Trilha CRIA

O diferencial desta edição é a trilha CRIA, uma inovação alinhada à filosofia de responsabilidade social do Grupo Boticário.

Criada pela equipe de ESG da empresa, visa não apenas proporcionar conhecimento técnico, mas também fomentar o protagonismo das mulheres no mundo empresarial.

Além disso, a trilha de Empoderamento, uma cooperação entre Vult e o Instituto Maria da Penha, contempla a fortificação da voz feminina e a conscientização sobre a violência contra a mulher.

Luis Meyer, diretor de ESG do Grupo Boticário, enfatiza a importância do programa no fomento ao desenvolvimento socioeconômico das mulheres e sua relevância no fortalecimento da autonomia feminina nos negócios.

Veja também: Conheça os 10 cursos técnicos do Senai que mais empregam

Veja também: UFPB abre 425 vagas em cursos de especialização gratuitos

Instituto Ismart oferece bolsas para jovens de baixa renda

$
0
0

O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart) está com as inscrições abertas do processo seletivo, que oferece bolsas de estudo para estudantes talentosos de baixa renda que estejam cursando atualmente o 7º e 9º ano do ensino fundamental.

Instituto Ismart oferece bolsas para jovens de baixa renda
Créditos: IStock

Há oportunidades tanto para programas presenciais quanto para o programa online com foco em desenvolvimento acadêmico e profissional. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site. 

Programas de bolsas do Ismart

Os estudantes podem entrar no Ismart por meio de três programas: o Alicerce, o Bolsa Talento e o Ismart Online. Conheça cada um deles. 

Programa Alicerce 

Os aprovados no processo seletivo ingressam no curso preparatório Alicerce que tem a duração de dois anos (8º e 9º anos) e acontece no contraturno escolar em uma das escolas parceiras particulares de excelência, parceiras do Ismart, além de participarem do programa de desenvolvimento com acompanhamento da equipe do instituto.

Ao final do 9º ano, os estudantes do Alicerce podem ingressar como alunos regulares na escola parceira com 100% de bolsa de estudo no ensino médio. Além do preparatório gratuito, o Ismart oferece material escolar, transporte, alimentação e uniforme durante toda a sua jornada de forma gratuita.

Bolsa Talento

O programa Bolsa Talento é voltado aos candidatos do 9º ano do ensino fundamental, com até 15 anos de idade.

Os aprovados terão a oportunidade de ingressar em colégios particulares parceiros do Ismart para cursar o ensino médio com bolsa de estudos integral, receberão material escolar, transporte e alimentação, além de participarem de um programa de desenvolvimento pessoal e orientação profissional e terem acompanhamento especializado individual. 

Ismart Online

O processo seletivo para o Ismart Online é para alunos de baixa renda que estejam cursando o 7º ano do Ensino Fundamental e tenham, no máximo, 13 anos de idade.

Ao ingressar no Ismart Online, os jovens têm acesso a uma plataforma online e gratuita de estudos que conta com aulas de Português, Matemática e Redação, além de tutoria individual, programas de desenvolvimento, formações presenciais e acesso às melhores oportunidades no Ensino Médio.

Como funciona o processo seletivo

Após a inscrição do aluno em um dos programas oferecidos, ele passa por cinco etapas eliminatórias do Processo Seletivo, sendo elas:

  • 1ª FASE: o candidato preenche um questionário com cadastro completo, e responde ao teste online, com questões de múltipla escolha de Português e Matemática no site;
  • 2ª FASE: os classificados na primeira etapa realizam uma prova digital com questões de múltipla escolha de Português, Matemática e temas que avaliam o potencial de aprendizagem;
  • 3ª FASE: os candidatos participam de uma avaliação socioeconômica para que sejam conferidos os critérios de renda definidos pelo Ismart;
    4ª FASE: nos programas presenciais, os responsáveis são entrevistados por um assistente social, com o objetivo de entender a dinâmica familiar;
  • 5ª FASE: nos programas presenciais, o candidato faz uma entrevista individual com psicólogo. A entrevista avalia interesse no programa, capacidade de superar desafios e outras competências socioemocionais.

Os resultados de todas as fases são disponibilizados no site e nas redes sociais do Ismart. O candidato poderá acompanhar seu resultado utilizando login e senha cadastrados no momento da inscrição. 

Veja também: Bradesco promove curso gratuito de qualificação sobre negócios sustentáveis

Veja também: UFMG oferta 600 vagas em seis cursos gratuitos; saiba mais

Passo a passo para fazer uma pós-graduação no exterior

$
0
0

Quem pretende expandir a formação após terminar a graduação mas ainda tem algumas dúvidas sobre como alcançar isso,  deve ter em mente que uma das possibilidades é fazer uma pós-graduação na área que já atua ou em alguma próxima.

Caso o objetivo seja cursar algo fora do Brasil, explicamos o passo a passo com dicas e caminhos possíveis para fazer uma pós-graduação no exterior.

Passo a passo para fazer uma pós-graduação no exterior
Créditos: APCortizasJr/iStock

Não é fácil escolher entre os milhares de programas e países disponíveis. E preparar-se para o application, o processo seletivo internacional,  é um processo que exige bastante tempo, especialmente para quem vai se candidatar a uma bolsa de estudos também.

A Fundação Estudar  recebe inscrições para Prep Pós-Graduação, o primeiro curso online e gratuito que prepara jovens que sonham em fazer uma pós-graduação em outro país, mas não sabem por onde começar.

Mais informações sobre como participar, basta acessar o dite da Fundação Estudar (disponível aqui).

Passo a passo para fazer uma pós-graduação no exterior

Após você decidir que realmente quer realizar uma pós‑graduação no exterior e que a experiência será importante para a sua vida, começará a fase de pesquisa e planejamento.

Esta etapa vai ajudá‑lo a definir quais são os programas que mais se alinham ao seu perfil. Siga o passo a passo:

1 – Entenda seus objetivos pessoais e profissionais

Questione-se e anote: O que você espera aprender na pós‑graduação no exterior? Quais resultados quer atingir na sua carreira? Essas duas perguntas-chave irão ajudá-lo a definir as universidades alvo.

2 – Pesquise instituições

Descubra universidades na sua área de interesse. Há, provavelmente, muitas faculdades que não têm o nome tão conhecido no Brasil, mas que são referência em alguma área de conhecimento.

Se você já conhecer algum professor ou pesquisador de renome de outro país, veja qual é a universidade dele!

3 – Descubra quais são as melhores

Se você seguiu as duas etapas anteriores, agora possui muitas opções de instituições. Para afunilar essa listagem, é interessante analisar os rankings internacionais. Eles são bons guias para se conhecer o prestígio de uma universidade, desde que utilizados corretamente.

Dois rankings internacionais bastante conceituados são o U.S News & World Report – Graduate Schools Rankings e o QS – Postgraduate Studies. Algumas áreas tem seus próprios rankings, como é o caso do famoso rankings de cursos de MBA do jornal Financial Times.

4 – Analise seu perfil e necessidade financeira

Faça uma autoanálise sincera, considerando a competitividade do seu perfil e sua capacidade de pagamentos dos custos da pós. Verifique junto às universidades qual é o perfil dos candidatos aprovados em outros anos (elas disponibilizam essas informações) e, se tiver necessidade, qual a probabilidade de conseguir uma bolsa de estudos.

5 – Liste os requisitos exigidos pelas universidades

Após decidir para quais universidades você quer se candidatar, a sugestão é fazer uma planilha com todos os requisitos exigidos por essas instituições e seus respectivos prazos de entrega.

6 – Planeje a candidatura

Com a planilha acima em mãos, faça um plano de ações para aprimorar o seu perfil e torná-lo mais competitivo, além de cumprir os prazos. Se precisar de auxílio nesse ponto, basta acessar um cronograma exclusivo feito pelo Estudar Fora para te ajudar!

Veja também: Conheça os 10 cursos técnicos do Senai que mais empregam

Quer estudar de graça? FGV oferece mais de 150 cursos online

$
0
0

Quer estudar de graça? A Fundação Getúlio Vargas (FGV), referências no ensino de administração e negócios, disponibiliza mais de 150 cursos online totalmente gratuitos.

No site da instituição, há uma grande variedade de cursos livres online nas áreas de Direito, Administração, Educação, Marketing e Vendas, entre outras. Veja aqui a lista de todos os cursos gratuitos.

FGV oferece cursos gratuitos em diversas áreas, como financeira, educação, gestão empresarial, humanidade, entre outras
Créditos: Reprodução/ Facebook FGV

Os cursos gratuitos da FGV não geram certificado. Obtendo nota igual ou superior a 7,0 no pós-teste, o estudante pode imprimir, diretamente no sistema, uma declaração que possibilitará comprovar a sua participação no curso. 

Entre as mais de 150 opções de cursos gratuitos da FGV, os mais buscados são “Como organizar o orçamento familiar”, “Como planejar a aposentadoria”, “Direito de Família” e “Introdução à Ciência de Dados”.

A iniciativa faz parte da parceria com OEG (Open Education Global), do qual a FGV é nembro desde 2008 e foi a primeira instituição de ensino brasileira a integrar o consórcio de países que oferecem conteúdos e materiais didáticos gratuitos online.

Como são os cursos gratuitos da FGV?

Não há processo seletivo para fazer os cursos gratuitos da FGV. Para realizá-los, basta preencher a ficha de inscrição.

Os cursos têm um portfólio amplo em diferentes áreas de conhecimento, com diversas cargas horárias, e oferecem conteúdo atual e relevante para quem busca qualificação profissional ou conhecimento sobre algum assunto específico.

O conteúdo dos cursos gratuitos é 100% on-line e auto instrucional, oferecendo flexibilidade quanto ao horário e local de estudo.

Os alunos cadastrados terão acesso a questões objetivas e automáticas ao final do curso como pós-teste do conteúdo. Após respondê-las e obtendo nota mínima de 7,0 (sete), os estudantes poderão emitir a declaração de participação personalizada.

Confira os cursos gratuitos da FGV

  1. A Importância Estratégica da Marca: Conceitos Básicos
  2. A Atenção Primária em Saúde (APS) na resposta à pandemia de COVID-19
  3. A internet e os negócios
  4. Álgebra Linear e Ciência de Dados
  5. Alinhamento entre vendas e marketing
  6. Análise Microeconômica: Impactos no Funcionamento do Mercado e na Sociedade
  7. Aspectos conceituais associados ao processo de negociação
  8. Autoconhecimento: a Base para Inteligência Emocional e Resiliência
  9. Acesso à Informação
  10. BSC: Introdução à Criação e Execução da Estratégia
  11. Cibercultura e transformação digital: impactos para a educação corporativa
  12. Cibersegurança: Anatomia Clássica de um Ciberataque
  13. Como fazer investimentos 1
  14. Como fazer investimentos 2
  15. Como Gastar Conscientemente
  16. Como organizar o orçamento familiar
  17. Como planejar a aposentadoria
  18. Como Gastar Conscientemente
  19. Como variáveis macroeconômicas interagem entre si? Estudando alguns modelos
  20. Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios
  21. Conceitos básicos de matemática financeira
  22. Conceitos e Características dos Projetos
  23. Criação de Novos Produtos
  24. Conceito de tempo
  25. Conceitos de cotidiano escolar e gestão: senso comum e conhecimento
  26. Cyberbullying
  27. Cultura: uma análise introdutória
  28. Dados para o bem
  29. Democracia digital
  30. Design Thinking Aplicado à Área da Saúde
  31. Desenvolvendo apresentações sensacionais
  32. Direito Aplicado ao Agronegócio: Conceitos Iniciais
  33. Direito das políticas públicas
  34. Direito de Família
  35. Direito Eleitoral
  36. Direito e Esporte
  37. Direito Penal e Econômico
  38. Direito Tributário
  39. Direitos autorais na produção de material didático
  40. Direitos e deveres do cidadão em tempos de COVID-19
  41. Diversidade no contexto escolar: uma introdução conceitual
  42. Do mecanicismo à sociedade do conhecimento
  43. Economia Circular: princípios e conceitos
  44. Elaboração de Pitch
  45. Empreendedorismo no esporte
  46. Empreendedorismo para o Mercado Financeiro
  47. Empregabilidade, Trabalhabilidade e Carreira
  48. Experiência do paciente: a importância na saúde pública e privada em tempos de transformação
  49. Exploração e abusos na Internet
  50. Finanças públicas
  51. Formação de Preços Agropecuários: Fundamentos Microeconômicos
  52. Fundamentos para construção do projeto político-pedagógico escolar
  53. Fundamentos pedagógicos da BNCC
  54. Ferramentas de Mensuração dos Impactos Socioeconômicos de Políticas Públicas e Incentivos às Fontes Renováveis de Energia
  55. Fundamentos da Gestão de Custos
  56. Fundamentos de Finanças Corporativas
  57. Fundamentos de Marketing
  58. Fundamentos do marketing de serviços
  59. Fundamentos do Neurobusiness
  60. Fundamentos para elaboração de balanced scorecard
  61. Fundamentos para Elaboração de Planejamento de Vendas
  62. Fundamentos das Relações Internacionais
  63. Gestão Enxuta e Lean: Desafios da Implantação
  64. Gestão de Pessoas: impactos da pandemia para os profissionais de saúde
  65. Gestão de Pessoas: liderança em tempos de incerteza
  66. Gestão de suprimentos em tempos de pandemia
  67. Governança do Sistema de Saúde em tempos de Pandemia
  68. História Oral
  69. Humanidades Digitais
  70. Imagem e Direitos na Web
  71. Impacto da TI nos negócios
  72. Influência dos fatores mercadológicos na decisão de preços
  73. Inclusão social na internet
  74. Inovação em Saúde: propósitos e desafios nas organizações
  75. Introdução à Análise de Dados das Redes Sociais
  76. Introdução à comunicação na era digital
  77. Introdução à Controladoria
  78. Introdução a finanças: sistema financeiro e geração de valor
  79. Introdução à Gestão Estratégica da TI
  80. Introdução à Gestão Financeira Internacional
  81. Introdução ao Direito Imobiliário
  82. Introdução a Precificação e Comportamento da Demanda
  83. Introdução à fonte de energia heliotérmica
  84. Introdução ao uso da ferramenta SAM
  85. Introdução ao Scrum
  86. Introdução às relações de consumo e aos direitos básicos
  87. Introdução da Gestão da Informação e do Conhecimento para Tomada de Decisão
  88. Instituições Pró-Ética: Órgãos de Controle
  89. Interpretações do Brasil
  90. Introdução à análise dos indicadores SAEB e Prova Brasil
  91. Introdução à Avaliação de Empresas
  92. Introdução à Ciência de Dados
  93. Introdução à cultura e identidade do Surdo
  94. Introdução à Matemática Financeira – Regimes de Capitalização
  95. Introdução à metodologia da pesquisa
  96. Introdução à organização de dados para análise multivariada
  97. Introdução a Redes Complexas: medidas de centralidade
  98. Introdução aos conceitos de gênero
  99. Introdução às técnicas de análise fatorial e conjunta de dados
  100. Liderança e Gestão Participativa na Escola
  101. Liderança em cenários turbulentos: revigorando as equipes de saúde no enfrentamento da COVID-19
  102. Liderança na Era das Competências
  103. Liberdade de expressão
  104. Linguagem R: introdução à programação e automação
  105. Marketing Contemporâneo na Saúde: como estar preparado para essa transformação?
  106. Matemática: conceitos gerais sobre funções
  107. Mercados B2B e B2C: Características e Diferenças
  108. Metodologias Ativas
  109. Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas
  110. Negociação e formação do contrato
  111. Negócios em E-sports: Conceitos Iniciais
  112. O Impacto da Constituição de 1988 na política educacional
  113. O Impacto Transformador do Esporte Paralímpico para a Inclusão Social
  114. O papel do Hospital no Sistema de Saúde, no Brasil Pós-pandemia
  115. O mercado de trabalho no esporte
  116. O sistema de saúde em tempos de pandemia
  117. Objetivos de aprendizagem referenciados pela BNCC de Matemática: estratégias de composição e avaliação de percursos formativos on-line
  118. Opções Reais e Geração de Valor na Tomada de Decisão
  119. Ofensas e Ódio na Internet
  120. Partidos Políticos
  121. Performance na tela
  122. Pesquisa de Mercado
  123. Planejamento e Estratégia para Gestão Escolar
  124. Planejamento do gerenciamento e identificação de riscos em projetos
  125. Política Externa do Japão: Aspectos Institucionais e Evolução Histórica
  126. Política Externa do Japão: Inserção Internacional e Relações Bilaterais
  127. Política Industrial: Argumentos, Instrumentos e Incentivos à Indústria Heliotérmica no Brasil
  128. Premissas básicas para produção de material educativo
  129. Produtos, serviços e experiências
  130. Produção de gráficos utilizando a biblioteca ggplot2
  131. Projeto Ensino Participativo – Teoria e Prática
  132. Proteção de dados
  133. Publicidade e Consumo On-line
  134. Quiz: Jogo das Regras Ortográficas – Reconhecendo Texto e Contexto
  135. Racionalização: Conceitos Elementares
  136. Recursos Digitais e o Ensino das Ciências da Natureza à luz da Base Nacional Comum Curricular
  137. Recursos digitais e o ensino de linguagens à luz da base nacional comum curricular
  138. Redes sociais: conceitos e organização
  139. Relação entre coaching e mentoring
  140. Relações Étnicos-Raciais no Brasil: período colonial
  141. Robôs de Busca na Melhoria de Resultados em Campanhas Digitais
  142. Saúde e Economia: impacto da COVID-19 e perspectivas para o Brasil
  143. Saúde física e mental na internet
  144. Saúde Populacional e Determinantes Sociais: desafios emergentes pós-pandemia
  145. Segurança Digital
  146. Solarimetria e Estudo de Localização Ótima de Usinas Solares Termoelétricas
  147. Storytelling e técnicas de apresentação: conceitos gerais de comunicação
  148. Superexposição na internet
  149. Termos de Uso e Políticas de Privacidade
  150. Tópicos em Machine Learning
  151. Trabalho e desigualdade: uma proposta à luz da BNCC
  152. Transformação Digital e Inovação no Agronegócio: Aspectos Básicos
  153. Um Panorama sobre Economia da Saúde: desenvolvimento de sistemas de saúde e perspectivas para o futuro

Veja também: Conheça os 10 cursos técnicos do Senai que mais empregam

Veja também: UFRN e Dell lançam curso gratuito de Inteligência Artificial

10 melhores sites com cursos online totalmente gratuitos

$
0
0

Que tal aproveitar seu tempo livre para adquirir conhecimento e turbinar seu currículo? Há diversos plataformas que oferecem cursos online gratuitos.

Há várias vantagens em fazer cursos gratuitos pela internet. Ao contrário dos cursos presenciais, os cursos online geralmente oferecem flexibilidade de horário. Você pode estudar no seu próprio ritmo, nos horários que forem mais convenientes para você, o que é ideal para quem tem uma agenda lotada ou outras responsabilidades.

10 melhores sites com cursos online totalmente gratuitos
Créditos: gorodenkoff/iStock

Na internet, você pode encontrar uma grande variedade de cursos gratuitos sobre praticamente qualquer assunto. Desde cursos introdutórios até especializações avançadas, há opções para todos os interesses e níveis de habilidade.

Confira abaixo uma seleção com as melhores plataformas que oferecem cursos online totalmente gratuitos.

10 melhores sites com cursos online totalmente gratuitos

1 – Coursera

A Coursera é uma plataforma bastante conhecida e que cada vez mais vem ganhando adeptos no Brasil. Segundo os números do próprio Coursera, são mais de 2690 especialidades de cursos, com foco principal em áreas como marketing, design, empreendedorismo, história ou desenvolvimento pessoal.

Todas as aulas da plataforma são gratuitas e você pode assistir tudo o que estiver disponível. No entanto, cada certificado custa em média US$29, entretanto você não é obrigado a pagar por isso. São parceiros do Coursera instituições renomadas como o Google, a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

2 – Sesi

O Serviço Social da Indústria (Sesi) é uma das instituições mais conceituadas no Brasil quando falamos em ensino profissionalizante. O Sesi é voltado para a área empresarial. Assim, seus cursos contemplam disciplinas como administração, matemática, comunicação corporativa, redação e educação financeira.

As aulas ficam disponíveis por períodos específicos –geralmente de 30 dias. Elas são apresentadas em slides simples e, após o término, algumas delas dão direito a um certificado gratuito para os alunos que acompanharem as aulas e fizerem as atividades requeridas.

3 – LearnCafe

O LearnCafe é outro site que permite você fazer diversos cursos online. As áreas disponíveis incluem cursos como marketing, inglês, programação, maquiagem, história e jornalismo. As aulas ficam disponíveis por um período de 30 dias, a contar do início da disciplina.

Todas as aulas são em vídeo, disponibilizadas em um canal privado no YouTube. Caso você conclua o curso pode estar apto a receber um certificado e, o melhor de tudo: sem precisar pagar nada por isso.

4 – Prime Cursos

O Prime Cursos é mantido pela Associação Brasileira de Educação à Distância e contempla mais de 20 áreas de atuação. Entre elas, podemos destacar as seguintes: administração, gastronomia, música, línguas estrangeiras e até algumas especialidades de Direito. O ponto negativo é que as aulas só têm texto e fotos, ou seja, sem vídeos.

Por conta disso, algumas aulas podem ser um pouco mais cansativas, já que diversas lições são bem extensas. Por outro lado, isso indica que os cursos oferecem muito material. Para obter um certificado após a conclusão do curso é preciso se submeter a uma avaliação e pagar uma taxa de R$ 49,90.

5 – Veduca

c

As áreas contempladas são as seguintes: gestão de pessoas, matemática financeira, Libras e metodologia científica. Há ainda alguns cursos voltados para temas como sustentabilidade e alguns específicos de engenharia. Para obter um certificado, além de pagar uma taxa no valor de R$ 99, é preciso ainda fazer uma prova.

6 – Udemy

A Udemy é uma plataforma de ensino em que você aprende uma infinidade de temas a qualquer hora. São mais de 80 mil cursos online a partir de R$22 que se distribuem em diversas categorias, como: Desenvolvimento, Design, Negócios, Marketing, Fotografia, Música, Saúde, Idiomas e muito mais.

Uma vez adquirido um curso, o acesso a ele é vitalício, o que possibilita cada aluno aprender no seu ritmo.

7 – Fundação Estudar

Ideal para jovens que estão querendo ingressar no mercado de trabalho, o site da Fundação Estudar oferece diversas opções de cursos remotos gratuitos. Entre os cursos de maior destaque, estão os de desenvolvimento e qualificação profissional, além do curso de Decisão de Carreira na Prática, que pode ser feito para aqueles que ainda possuem dúvidas de qual trajetória profissional seguir.

8 – FVG

Que tal estudar os conteúdos de uma das instituições de ensino de maior prestígio do país sem precisar pagar por isso? A Fundação Getúlio Vargas oferece em seu site algumas opções de cursos online grátis, com temas como Administração Pública, Finanças, Economia e Negócios sendo os mais abordados.

9 – Brasil mais digital

Os apaixonados por TI e tecnologias irão amar o Brasil Mais Digital, site que tem como objetivo ajudar na formação de profissionais destes segmentos. Sua plataforma conta com mais de 40 cursos disponíveis, com os estudantes podendo emitir um certificado de empresas como Microsoft e TOTVS após concluírem com êxito os seus estudos.

10 – Udacity

Outra opção voltada para tecnologia e web é o Udacity. Apesar de ser internacional, o site conta com cursos com professores que falam português, bem como a parceria de grandes empresas desta área, como Google e Facebook. Após a conclusão dos seus estudos, você poderá solicitar a emissão do seu certificado.

Veja também: Cinemateca Brasileira abre vagas em cursos gratuitos

Veja também: UFRN e Dell lançam curso gratuito de Inteligência Artificial


Veduca oferece cursos gratuitos com professores da USP

$
0
0

O Veduca é uma plataforma brasileira de ensino online que oferece uma variedade de cursos gratuitos e pagos em diversas áreas do conhecimento. 

A principal vantagem da Veduca é que todos os cursos disponíveis na plataforma são em língua portuguesa. Porém, até por conta disso, a quantidade de opções é menor.

Veduca oferece cursos gratuitos com professores da USP
Créditos: Anna Shvets/Pexels

Os cursos oferecidos são diversas instituições de ensino brasileiras, mas a maioria das atividades é da Universidade de São Paulo (USP).

Os cursos gratuitos  com professores da USP

Inglês

Compreende os conceitos essenciais do inglês, você irá aprender sobre o verbo to be, dias da semana, números, continentes, países, nacionalidades, vocabulário, frases, adjetivos, sentimentos, imperativo e até sobre empregos.

Fundamentos da Administração

Você irá aprender conceitos e metodologias para colocar na prática o melhor da função administrativa, planejamento, organização, direção e controle, casos de sucesso no Brasil, no mundo e muito mais.

Gestão de Projetos

Nesse curso, você aprenderá gestão de stakeholders. Como administrar o escopo de um projeto. Métodos de análise de um projeto. Como fazer um planejamento excelente.

Gestão da Inovação

Neste curso você aprenderá sobre o que é inovação, princípios da criatividade, financiamento de ideias, lean startup, gerenciamento de incertezas.

Desenvolvimento de Produtos e Serviços

A criação de um novo produto ou serviço requer estratégia, organização e planejamento. Saiba neste curso quais as etapas, atividades e métodos para desenvolver novos produtos e serviços desde a sua concepção até o primeiro contato com o cliente.

Eletromagnetismo

O curso online gratuito compreende os conceitos básicos de eletromagnetismo, o conceito de cargas e de como elas interagem entre si, o movimento de carga denominado corrente elétrica, as leis básicas da corrente elétrica, o circuito onde elas percorrem e o conceito de magnetismo. O objetivo do curso é mostrar a conexão entre a eletricidade e o magnetismo em uma unificação através das equações de Maxwell.

Física Básica

O curso online de Física Básica, ministrado pelo professor doutor Vanderlei Salvador Bagnato, traz um estudo teórico e prático sobre o movimento, as leis de Newton, energia, a evolução no tempo e seus deslocamentos sob a ação de forças e seus efeitos subsequentes sobre seu ambiente.

Gestão Ambiental

Conheça os fundamentos que orientam a implementação de políticas de meio ambiente e sistemas de gestão ambiental no contexto da gestão da sustentabilidade empresarial. Entenda como acontecem as relações entre as esferas pública e privada da gestão ambiental no Brasil.

Medicina do Sono

O curso online gratuito trata de diversos aspectos relacionado ao sono. Com uma visão científica e psicológica, o curso aborda os principais transtornos do sono, com enfoque prático para os interessados na área da medicina do sono. O curso é voltado para estudantes de medicina, fisioterapia, enfermagem e toda área de ciências biológicas, além das pessoas que se interessam em entender os transtornos do sono.

Ecoinovação

Neste curso você verá conteúdos relacionados a sustentabilidade e gestão ambiental, será abordado alguns conceitos e aplicações para a área de engenharia e inovação. Entre os assuntos discutidos estão as “pegadas ecológicas”, gestão e avaliação do ciclo de vida e novas tecnologias em energia.

Ecologia Industrial

Neste curso apresentamos a definição do conceito de P+L (Produção Mais Limpa) e o roteiro para a sua aplicação e seus indicadores de desempenho numa empresa. Ao final do curso você terá uma visão não apenas da Ecologia Industrial, mas de alternativas para desenvolver processos produtivos mais limpos.

Metodologia Científica

Metodologia científica é um conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. Aprenda a elaborar um trabalho de conclusão de curso (TCC), e saiba como selecionar um tema, definir objetivos, identificar e descrever um problema, fundamentar sua argumentação com base em trabalhos de outros autores, coletar e analisar dados e como apresentar resultados e conclusões de forma concisa e clara.

Probabilidade e Estatística

Neste curso online gratuito você verá como o cálculo de probabilidade é uma importante ferramenta estatística e como trata de situações que não são totalmente previsíveis. Esse conhecimento é fundamental para interpretar resultados obtidos pelos métodos estatísticos e pode ser aplicado de diversas formas no dia a dia.

Planejamento Estratégico

Você irá aprender conceitos e ferramentas da estratégia empresarial para utilizá-los em suas organizações, construindo um planejamento estratégico de negócio adequado a dinâmica do mercado em que se encontram e um acompanhamento alinhado com as ferramentas de gestão mais utilizadas.

LGBTQIA+ Conceitos e Histórias

O curso oferece uma visão geral sobre questões que envolvem a sexualidade humana e a identidade de gênero. São apresentados conceitos e informações sobre quatro características – Sexo Biológico, Identidade de Gênero, Expressão de Gênero e Orientação Afetivo-sexual – e também sobre o significado da sigla LGBT+.

As histórias de vida são um convite para que você amplie seu olhar de mundo. Esses vídeos contam com a participação de colaboradores do Veduca, da Serasa e também de convidados e convidadas que compartilham suas experiências e visões.

Veja também: Plataforma Aprenda Mais lança mais 22 cursos gratuitos

Veja também: UFRN e Dell lançam curso gratuito de Inteligência Artificial

Sesi-SP abre vagas em cursos gratuitos para jovens e adultos

$
0
0

Para seguir oferecendo uma jornada educacional adaptada e enriquecedora aos que buscam concluir a educação básica e não tiveram a oportunidade de finalizá-la, as unidades do Serviço Social da Indústria (Sesi) no interior de São Paulo estão com vagas gratuitas para a Nova Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA) e EJA Profissionalizante.

As vagas nos cursos gratuitos são destinadas a moradores de Sorocaba (48), Tatuí (81) e Itapetininga (89).

Sesi-SP abre vagas em cursos gratuitos para jovens e adultos
Créditos: Divulgação

Os interessados podem se matricular exclusivamente no site do Sesi-SP (acesse aqui) até o dia 26 de abril, para ingresso na turma que se iniciará em maio.

Os cursos de educação básica do Sesi-SP

A Nova EJA abrange o Ensino Fundamental anos finais (do 6° ao 9° ano) e o Ensino Médio (do 1° ao 3º ano), enquanto a EJA Profissionalizante, em parceria com o Senai-SP, oferece certificação profissional em um dos cursos disponíveis no programa:

  • Almoxarife;
  • Assistente de RH;
  • Assistente de controle de qualidade;
  • Controlador e programador de produção;
  • Costureiro sob medida;
  • Desenhista de moda;
  • Inspetor de Qualidade;
  • Operador de computador.

Um dos diferenciais da Nova EJA e da EJA Profissionalizante é o Reconhecimento de Saberes, que identifica e aproveita os conhecimentos formais e informais dos estudantes, permitindo a redução do tempo necessário para a conclusão do curso.

Na EJA Profissionalizante o aluno realiza os dois cursos (educação básica e profissionalizante) ao mesmo tempo.

Nos dois programas, o tempo para conclusão dura até 12 meses, variando de acordo com o estágio de cada aluno. Em ambos, 80% do curso será a distância, proporcionando flexibilidade aos alunos, enquanto os restantes 20% ocorrerão em encontros presenciais.

A idade mínima para ingresso no Ensino Fundamental Anos Finais é de 15 anos; já o Ensino Médio, a partir dos 18 anos de idade. Dando prioridade aos trabalhadores da indústria, o Sesi-SP busca atender ao maior número possível de indivíduos ligados a esse setor.

Veja também: Senar oferece cursos gratuitos de manutenção e uso de drones

Veja também: Rede Idiomas sem Fronteiras abre vagas em cursos gratuitos

50 cursos gratuitos da Enap para começar hoje mesmo

$
0
0

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), através da Escola Virtual de Governo (EV.G), oferece mais de 100 cursos gratuitos com certificado. Dependendo da área, as certificações podem ser utilizadas para cumprir as horas necessárias para Progressão por Capacitação.

Há programas para diversos níveis de carreiras em assuntos ligados à administração de empresas e do setor público, como Gestão Estratégica, Transformação Digital, Gestão de Pessoas, Gestão Pública, Logística e Compras e Políticas Públicas, entre outros.

Enap disponibiliza mais de 100 cursos gratuitos com certificado
Créditos: Divulgação

Sobre a EV.G

O portal da EV.G. disponibiliza aos seus usuários (servidores públicos e qualquer interessado cadastrado) um leque de 363 cursos.

Os cursos estão divididos em 26 temáticas, voltadas a capacitar os profissionais do futuro e a desenvolver as competências, habilidades técnicas e comportamentais mais buscadas no mercado de trabalho.

Atualmente, a plataforma oferece 32 programas de certificações avançadas. Essas certificações são possíveis de serem emitidas, no caso dos usuários cumprirem, dentro de um tempo determinado, uma quantidade de cursos correlacionados a um programa de certificação previamente desenvolvido.

50 cursos gratuitos com certificado da Enap

  1. Arquitetura de Soluções para Transformação Digital
  2. A previdência social dos servidores públicos: regime próprio e regime de previdência
  3. Comunicação Não-Violenta: bases e aplicações na era do trabalho remoto
  4. Consórcios públicos intermunicipais
  5. Design sprint em projetos de transformação digital
  6. Eventos virtuais: da gestão à execução
  7. Avaliadores de artigos científicos
  8. Gerenciamento de projetos na prática
  9. Gestão de riscos em projetos de transformação digital
  10. Formação de Pregoeiros – Prática
  11. Formação Inicial – Habilidades de Gestão de Pessoas (modalidade remota)
  12. Lógica de Programação com Python (turma exclusiva para Mulheres)
  13. Criação de Indicadores de Desempenho para a Transformação Digital
  14. Desenvolvimento profissional cooperativo na escola
  15. Design de Aplicativos na Transformação Digital
  16. Soft Skills na Transformação Digital
  17. Visualização de Dados Aplicada à Transformação Digital
  18. Estratégias de Marketing Digital para a Administração Pública
  19. Educação Financeira e Cooperativismo
  20. Licenciamento Ambiental Federal de Infraestruturas de Transportes
  21. Escopos de Auditoria Cooperativa
  22. Curso 1 – Regulação de Sistemas de Saúde do SUS
  23. Engajamento e Produtividade no Setor Público
  24. Celebração de Parcerias no Setor Público
  25. Conceitos Básicos de Hidrologia e Drenagem para Projetos Rodoviários
  26. Atuação do Conselho de Administração em Cooperativas de Crédito
  27. Políticas Públicas e Programas para Migrantes
  28. Suborno Transnacional
  29. Conceitos essenciais sobre Patologias em Estruturas de Concreto
  30. Uso de Mídias Sociais na Comunicação Institucional
  31. Cobrança pela Prestação do Serviço Público de manejo de RSU
  32. Avaliação Socioeconômica de Projetos de Infraestrutura
  33. Nova Lei de Licitações: planejamento e governança
  34. Gestão do Conhecimento – Teoria e Práticas
  35. Valores Culturais da Natureza
  36. Previdência Complementar para Servidores Públicos
  37. Compliance Anticorrupção em Empresas Estatais
  38. Sinalização Viária
  39. Introdução ao Pensamento de Futuros na Gestão Pública
  40. Automação de Processos através da RPA para Transformação Digital
  41. Storytelling com Dados para Comunicação Profissional de Sucesso
  42. Como implementar a LGPD: bases, mecanismos e processos
  43. BIM – Projetos, Planejamento, Orçamentos e Contratos de Construção
  44. Aplicação do Power BI para Aprimoramento da Gestão
  45. Gerenciamento de Continuidade de Negócios na Administração Pública
  46. Métodos e Ferramentas para Inovação em Políticas Públicas
  47. Metodologia Cost Model aplicada à Administração Pública
  48. Percepção e mapeamento de áreas de risco geológico
  49. Ampliação de receitas municipais
  50. Contabilidade pública e conformidade na gestão

Veja também: 10 melhores sites com cursos online totalmente gratuitos

Veja também: Harvard oferece 163 cursos gratuitos e com legenda em português

Etecs abrem mais de 40 mil vagas em cursos gratuitos em SP

$
0
0

Chegou a oportunidade para quem deseja conquistar uma formação de nível técnico, de forma gratuita! O vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre está com inscrições abertas até dia 9 de maio.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet. O valor da taxa para a participação no processo seletivo é de R$ 40. A prova será aplicada no dia 9 de junho, às 13h30.

Últimos dias para se inscrever no Vestibulinho das ETECs
Créditos: Gustavo Gonçalves/Etec Deputado Salim Sedeh

O Centro Paula Souza (CPS), autarquia que administra as Etecs, disponibiliza 41.790 vagas para cursos técnicos, especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo, distribuídas entre as unidades de todo o estado de São Paulo.

O candidato pode optar pelo estudo na modalidade presencial, semipresencial ou online, de acordo com as opções disponíveis.

As vagas disponíveis neste processo seletivo são destinadas às Escolas Técnicas e às classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a administração de uma Etec) por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria estadual da Educação para oferta do Ensino Técnico em salas de escolas estaduais.

Como se inscrever nos cursos gratuitos das Etecs

Para se inscrever no Vestibulinho das Etecs é preciso acessar o site vestibulinhoetec.com.br, até as 15 horas do dia 9 de maio, preencher a ficha de inscrição disponível no menu “Área do candidato” e responder ao questionário socioeconômico.

Também é necessário realizar o pagamento da taxa de R$ 40. O recolhimento do valor pode ser feito até o último dia de inscrição, em qualquer agência bancária, na internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda por meio da ferramenta getnet, disponível no site oficial do Vestibulinho, com cartão de crédito.

A inscrição no Vestibulinho das Etecs somente será efetivada após o pagamento da taxa.

As informações fornecidas no ato da inscrição são de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos. 

Caso o candidato necessite, as Etecs disponibilizam computadores e acesso à internet para que a inscrição seja realizada. Para isso, é preciso entrar em contato com a unidade para obter informações sobre datas e horários disponíveis.

Ensino Técnico

Este processo seletivo oferece 40.415 vagas para o Ensino Técnico nas modalidades presencial, semipresencial e online – modalidade de Ensino a Distância (EaD).

Para concorrer a uma das vagas para os cursos técnicos nas três modalidades, o candidato deve ter concluído ou estar cursando a partir da segunda série do Ensino Médio ou equivalente, apresentando no ato da matrícula o Certificado de Conclusão ou a declaração de que está matriculado. Confira informações detalhadas na página 2 da Portaria.

Especialização Técnica

Para Especialização Técnica, as Etecs ofertam 1.375 vagas, sendo 455 para o formato presencial, e outras 920 vagas para aulas na modalidade online.

Para concorrer a uma vaga, além de ter concluído o Ensino Médio, o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível no site do processo seletivo.

Veja também: Rede Idiomas sem Fronteiras abre vagas em cursos gratuitos

Veja também: Cursos gratuitos à distância da USP têm vagas abertas

ITA disponibiliza 10 cursos gratuitos online com certificado

$
0
0

Considerada uma das melhores instituições de ensino da América Latina, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizando em São José dos Campos, interior de SP, lançou dez novos cursos gratuitos, todos na modalidade de ensino a distância (EaD).

As disciplinas ofertadas se baseiam em introdução de sistema tecnológico, conhecimentos tecnológicos, voltados a tecnologia da informação e operacionais da rede. Para participar, os interessados devem se candidatar pela plataforma Coursera.

ITA lança 10 cursos online gratuitos com certificado; confira
Créditos: Instituto Tecnológico de Aeron

Para se inscrever nos cursos online do ITA, é só fazer o cadastro. O interessado escolhe seu curso, preenche os dados necessários e em seguida terá acesso para aquele curso escolhido e a futuras capacitações que venham lhe interessar.

Os cursos gratuitos do ITA disponíveis

Alguns dos cursos gratuitos disponíveis incluem:

  1. Introdução ao Controle de Sistemas: apresenta os principais conceitos do controle de sistemas e mostra suas vantagens e importância para a sociedade moderna.
  2. Controle Usando a Resposta em Frequência: ensina a obter e a utilizar a resposta em frequência de um sistema Linear e Invariante no Tempo (LIT).
  3. Controle a Tempo Discreto: em quatro módulos, apresenta o assunto de Controle a Tempo Discreto para sistemas lineares e invariantes no tempo.
  4. Controle de Sistemas no Plano-s: você aprenderá a esboçar o Lugar Geométrico das Raízes (LGR – Root Locus) do denominador da Função de Transferência em Malha Fechada a partir dos polos e zeros da Função de Transferência em Malha aberta.
  5. Desenvolvimento Ágil com Padrões de Projeto: traz um aprofundamento em técnicas de programação orientadas a objetos pelo uso de padrões de projeto no contexto de desenvolvimento ágil.
  6. Desenvolvimento Ágil com Java Avançado: busca enriquecer sua experiência com conceitos avançados de Java, programação de aplicações Web e acesso a banco de dados.
  7. Introdução ao Controle Moderno: ensina a representar a dinâmica de um sistema no espaço de estados, como analisar um sistema no espaço de estados, como projetar uma realimentação de estado e como projetar um observador de estado.
  8. Princípios de Desenvolvimento Ágil de Software: expõe as principais técnicas e princípios de desenvolvimento ágil. Em especial aos que se popularizaram pela sua utilização no framework Scrum e na metodologia XP (Extreme Programming).
  9. TDD – Desenvolvimento de Software Guiado por Testes: é focado em atividades hands-on, permitindo a você captar todos os aspectos práticos da técnica.
  10. Orientação a Objetos com Java: você vai compreender os princípios de orientação a objetos por meio da linguagem Java. Vai saber como eficientemente aplicar esses princípios na prática quando projetando e desenvolvendo software de maneira ágil.

Sobre o ITA

Criado em 1950, o ITA é o instituto de ensino superior do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Mantém cursos de graduação em engenharia (Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Engenharia de Computação, Aeroespacial), especialização, extensão e pós-graduação stricto sensu (Mestrado, Mestrado Profissionalizante e Doutorado).

Veja também: Rede Idiomas sem Fronteiras abre vagas em cursos gratuitos

Veja também: Conheça os 10 cursos técnicos do Senai que mais empregam

Curso gratuito ensina a programar do zero; veja como se inscrever

$
0
0

Quer aprender a programar, mas está sem grana? A Rocketseat, escola de programação, abriu inscrições para curso gratuito de programação, totalmente online.

As aulas totalizam 5 horas de conteúdo que podem ser assistidos livremente, em qualquer horário e de forma online, e possuem recursos de libras e legendas, tornando acessível o material.

As aulas são online e com recursos de libras e legendas, tornando a educação neste setor mais acessível
Créditos: DC Studio/Freepik

O curso é indicado a pessoas que nunca tiveram contato ou possuem pouco conhecimento em programação, funcionando como uma forma de introdução à tecnologia.

Detalhes do curso gratuito de programação

São 6 módulos de aulas gravadas, simples e diretas ao ponto, para você aprender programação no seu ritmo e criar seu primeiro site.

As aulas serão ministradas por Mayk Brito, programador há mais de 14 anos, que já ajudou a transformar a vida de mais de 34 mil estudantes através dos seus conteúdos.

O curso envolve os fundamentos da programação, HTML, CSS, Javascript. E, ao final, permite a construção de um projeto.

Para fazer a inscrição gratuita, basta acessar o site do Discover. O curso garante a emissão de certificado (sem custos) e a disponibilidade de materiais complementares de apoio, além do acesso a uma comunidade formada por 235 mil desenvolvedores.

Além disso, em parceria com a OpenSenses, oferece recursos de libras e legendas em todo conteúdo do Discover, promovendo inclusão e tornando a educação tecnológica mais acessível.

O curso gratuito abre portas para um mercado com escassez de mão-de-obra e com altos salários desde o princípio.

A remuneração para profissionais juniores varia de R$ 2 mil a R$ 4 mil. Para nível pleno, os salários médios sobem para R$ 6 mil a R$ 8 mil. E, para sênior, alcançam uma média de R$ 12 mil.

A Rocketseat, em parceria com a OpenSenses, oferece recursos de Libras e legendas em todo conteúdo do Discover, promovendo inclusão e tornando a educação tecnológica mais acessível.

Veja também: Harvard oferece 163 cursos gratuitos e com legenda em português

Veja também: Quer estudar de graça? FGV oferece mais de 150 cursos online

Santander e Harvard oferecem 5 mil bolsas gratuitas; entenda

$
0
0

O Banco Santander, em parceria com a Universidade de Harvard, está oferecendo cinco mil bolsas de estudo gratuitas para dois cursos profissionalizantes.

As vagas são para os cursos de Business Fundamentals e Managing Yourself, voltados para o desenvolvimento de conhecimentos essenciais em finanças, negócios, marketing e gestão de carreira.

As inscrições para o programa Santander Business for All vão até 10 de junho e podem ser feitas pela plataforma Santander Open Academy (acesse aqui para se inscrever).

Santander e Harvard anunciam 5 mil bolsas para cursos de negócios
Créditos: Thapana Onphalai/iStock

Os cursos são 100% online têm duração de 3 meses e poderão ser realizados em inglês, português e espanhol. Não é necessário ter diploma universitário ou experiência profissional.

Cursos oferecidos pelo Santander

Os bolsistas terão poderão escolher uma entre duas opções disponíveis do programa: Fundamentos de Negócios (aspectos essenciais de marketing, finanças, negociação e experiência do cliente) e Autogestão (prática de tomada de decisão, gerenciamento de tempo e influência).

Além disso, o conteúdo do treinamento é feito sob demanda, permitindo que o aluno acompanhe as aulas no horário que desejar.

Os bolsistas também terão acesso a conversas ao vivo com facilitadores, treinamentos virtuais, exercícios práticos e, ao final, um certificado de conclusão da Harvard Business Publishing.

Requisitos e critérios de seleção

O curso é inteiramente gratuito e 100% online para os beneficiados. Não é necessário ter um diploma universitário ou ser cliente do Banco Santander.

Critérios de elegibilidade:

  • Ter 18 anos, ou mais, no momento da aplicação;
  • Ser residente na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Alemanha, México, Polônia, Peru, Portugal, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, ou Uruguai;
  • Ter um nível de idioma suficiente (inglês, espanhol ou português) para participar do curso.

 Critérios de seleção:

  • Satisfazer os critérios de elegibilidade;
  • Resultados do teste de avaliação (*);
  • A Harvard Business School Publishing selecionará os participantes com base nos resultados do teste de avaliação;
  • Deve ser um usuário registrado na Santander Open Academy Platform.

Após o registro na plataforma Santander Open Academy, você receberá um e-mail com o link para fazer o teste de avaliação. Se, por qualquer razão, você não completar o teste de avaliação, sua solicitação não será considerada completa.

Veja também: Quer estudar de graça? FGV oferece mais de 150 cursos online

Veja também: Rede Idiomas sem Fronteiras abre vagas em cursos gratuitos


Governo dos EUA abre vagas em curso gratuito de inglês

$
0
0

O governo dos Estados Unidos abriu inscrições para curso gratuito de inglês níveis básico e avançado em uma plataforma 100% online para quem deseja aprender o idioma.

A iniciativa é promovida pela USA Learns, uma organização especializada no ensino de inglês para estrangeiros, comprometida em fornecer materiais abrangentes e de alta qualidade.

Curso gratuito de inglês alavancar sua carreira
Créditos: iStock/rarrarorro

Além das aulas de inglês para os níveis básico e intermediário, há também cursos voltados para a área da enfermagem, tecnologia e outros campos do conhecimento.

O curso gratuito de inglês

A USA Learns se baseia principalmente em três cursos: iniciante, intermediário e compreensão auditiva.

Voltado para iniciantes, o primeiro curso é baseado em 20 unidades de vídeo e abrange tópicos básicos como perguntar o clima, tempo e lugares de uma cidade.

A abordagem interativa vai garantir o aprendizado para aplicações ativas de vocabulário, gramática e habilidades rotineiras.

Já o segundo módulo é voltado para alunos de nível intermediário, ensinando a como enfrentar desafios de família, trabalho e vida comunitária.

Por último, o último curso é voltado para o vocabulário e leitura, ensinando aos estudantes a melhorarem suas capacidades de compreensão auditiva. Além disso, é nesse módulo que os ouvintes aprendem a ler reportagens de jornais, por exemplo.

Como se inscrever

Para se cadastrar, basta acessar a plataforma digital USA Learns, clicar em ‘Get Started‘ no menu superior e preencher os dados que aparecem no campo ‘Register‘.

Em seguida, você recebe um e-mail eletrônico de confirmação informando que sua matrícula foi realizada com sucesso.

A plataforma possui mais de 7 milhões de alunos, além de biblioteca com milhares de videoaulas e outras atividades.

O intuito é garantir que os alunos recebam uma educação mais abrangente sobre a idioma.

Veja também: Quer estudar de graça? FGV oferece mais de 150 cursos online

Veja também: Senar oferece cursos gratuitos de manutenção e uso de drones

USP abre inscrições para novos cursos gratuitos; veja lista

$
0
0

A Universidade de São Paulo (USP) abriu as inscrições para diversos cursos gratuitos de mestrado e doutorado. Os processos seletivos buscam preencher vagas em sete capacitações nas áreas médica e biológica.

Para se inscrever e acessar esses cursos, é preciso conferir o edital referente e passar pelo processo seletivo da USP. A quantidade de vagas é limitada e os candidatos terão de fazer provas ou entrevistas online na maioria dos casos.

USP abre inscrições para novos cursos gratuitos; veja lista
Créditos: Marcos Santos/USP imagens

A Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública, mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI).

O talento e dedicação dos docentes, alunos e funcionários têm sido reconhecidos por diferentes rankings mundiais, criados para medir a qualidade das universidades a partir de diversos critérios, principalmente os relacionados à produtividade científica.

Os novos cursos gratuitos da USP

Mestrado Profissional: Tecnologia em Química e Bioquímica

  • Inscrições: 15 de abril a 23 de junho de 2024;
  • Exame de seleção online;
  • 30 vagas;
  • Público alvo: graduados, preferencialmente, atuantes na área técnica da indústria química, petroquímica, farmacêutica, têxtil, automotiva, cosméticos, alimentícia, instrumentação analítica, papel e celulose, entre outras.

Mestrado em Fonoaudiologia

Cursos de mestrado e doutorado gratuitos da USP em Biotecnologia

  • Vagas: 15 vagas para mestrado e 10 vagas para doutorado;
  • Inscrições: 27 a 29 de maio de 2024 até as 12 horas;

Doutorado em Ciências Odontológicas Aplicadas

  • 1 vaga;
  • Inscrições de: 08/04/2024 a 22/04/2024;

Doutorado em Fonoaudiologia

Doutorado em Ciências Odontológicas Aplicadas

Doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade

  • Inscrições: de 8 de abril a 20 de maio de 2024 pelo site;
  • Prova escrita: dia 28 de maio de 2024

Veja também: USP libera mais de 900 livros gratuitos para download

Veja também: 50 cursos gratuitos da Enap para começar hoje mesmo

Embraer abre inscrições para programa anual de estágio

$
0
0

A Embraer abriu inscrições para o seu programa anual de estágio, com início em agosto de 2024. São oferecidas 200 vagas.

Candidatos de todo Brasil poderão inscrever-se em oportunidades disponíveis nos modelos remoto, híbrido ou presencial, entre os dias 16 de abril e 10 de maio.

A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais com até 150 assentos
Créditos: Divulgação

O programa disponibiliza vagas de estágios nas mais diversas áreas do conhecimento, como administração, engenharia e tecnologia da informação, são oferecidos a estudantes dos níveis técnico e superior, de todas as idades.

O processo seletivo 100% virtual é realizado pela Plataforma Gupy (acesse aqui).

Programa de estágio da Embraer

O programa de estágio da Embraer representa uma importante oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal, em um dos setores mais inovadores do país.

Os candidatos aprovados receberão bolsa-auxílio compatível com o mercado, convênio médico, convênio odontológico, vale-transporte, vale-refeição e recesso remunerado, entre outros benefícios.

Os que não passarem no processo seletivo desse semestre integrarão o banco de talentos da Embraer para as futuras oportunidades.

Sobre a Embraer

Empresa global do setor aeroespacial com sede no Brasil, a Embraer tem negócios nas áreas de Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo serviços de pós-venda e suporte aos clientes.

Desde sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais com até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado no Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, na África, na Ásia e na Europa.

Veja também: Unifap abre vagas em curso gratuito sobre Inteligência Artificial

Veja também: ITA disponibiliza 10 cursos gratuitos online com certificado

Enem 2024: começa prazo para pedir isenção da taxa

$
0
0

Começou nesta segunda-feira, 15, o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo, que segue até 26 de abril, vale também para justificativas de ausência na edição de 2023.

Interessados na isenção devem solicitá-la ao Inep até 26/4
Créditos: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Os interessados devem pedir a isenção pela Página do Participante, utilizando o Login Único do Gov.br. Quem não lembrar a senha da conta pode recuperá-la seguindo orientações disponíveis na própria plataforma.

Os participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), têm direito à isenção.

Tem direito a fazer o Enem 2024 de graça?

  • Quem está matriculado na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola pública;
  • Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda –com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Justificativa de ausência em 2023

Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2023 precisa justificar a ausência caso queira participar da edição de 2024 gratuitamente.

Pé-de-Meia

O estudante da 3ª série do ensino médio (de escola pública) que comparecer aos dois dias de Enem 2024 (incluindo eventual reaplicação) terá direito ao incentivo de R$ 200. O valor será depositado, após a conclusão dessa etapa educacional, na conta-poupança em que o aluno recebe os demais incentivos do programa.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.

Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Veja também: Harvard oferece 163 cursos gratuitos e com legenda em português

Veja também: Quer estudar de graça? FGV oferece mais de 150 cursos online

Santander oferece bolsas para Universidade de Salamanca, na Espanha

$
0
0

O Santander Universidades está com inscrições abertas em programa de bolsas para curso de espanhol na Universidade de Salamanca. Podem se inscrever alunos e professores de universidades conveniadas.

O Top España 2024 disponibiliza 80 bolsas para um curso de espanhol de três semanas em que os interessados poderão aprimorar seus conhecimentos no idioma e na cultura do país. As inscrições estão abertas até o dia 9 de maio (acesse aqui).

Salamanca, uma cidade histórica e universitária na Espanha
Créditos: iStock/Jorisvo

Vale lembrar que não é necessário ter fluência em espanhol para participar do programa. No início do período em Salamanca, cada participante passa por um teste de nivelamento e, então, consegue frequentar as aulas adequadas a seu grau de proficiência.

Como se inscrever no programa de bolsas?

Para se inscrever, o estudante deve ser aluno matriculado em uma das universidades brasileiras participantes do programa e preencher o formulário disponível no site ou no aplicativo Santander Universitário, gratuito para iOS e Android. Já o professor interessado deverá ser indicado pela instituição de ensino.

Todas as etapas do processo seletivo e critérios utilizados na seleção serão definidos pelas próprias universidades parceiras do Santander Top España.

Estão inclusos no apoio financeiro oferecido pelo Top España os voos de ida e volta, seguro saúde e seguro de vida, hospedagem, alimentação, custos do curso e passeio cultural em um dos finais de semana. A viagem está programada para o dia 28 de junho de 2024.

A Universidade de Salamanca é a mais antiga da Espanha. Entre as universidades da Europa, figura como a quarta mais antiga, atrás apenas de Bolonha, Oxford e Paris.

Veja também: Harvard oferece 163 cursos gratuitos e com legenda em português

Veja também: Boticário abre 200 mil vagas em cursos gratuitos para mulheres

Sesc Digital oferece curso gratuito de costura manual

$
0
0

A plataforma Sesc Digital oferece gratuitamente, a partir de 25 de abril, curso online sobre Costura Manual.  ministrado pelo alfaiate e professor de modelagem e costura Fábio Lima Malheiros. 

O curso vai ensinar os pontos básicos e intermediários da costura manual para criar a autonomia necessária de quem deseja se aprofundar nesta prática, seja para realizar pequenos reparos, costurar a barra de uma calça, pregar um botão ou mesmo para customizar peças de roupa sem o auxílio de uma máquina de costura.

Sesc Digital oferece curso gratuito de costura manual
Créditos: Divulgação

Serão apresentados seus principais pontos, aplicações, materiais, assim como uma breve história da técnica e dos tipos de tecidos. 

Sobre as aulas do curso de costura manual

Todos os exercícios serão acompanhados com exemplos reais que podem ser aplicados em roupas que já existem ou em um novo projeto.

Cada um deles será nomeado e irá compor uma pasta de pontos e acabamentos que o aluno criará durante as aulas e que servirá de consulta e repertório para futuras práticas.

Cada aula tem duração de entre 20 e 40 minutos e fica disponível permanentemente na plataforma, para ser realizada no ritmo do aluno. Não há limite de inscrições. O curso não fornece certificado de conclusão.

Quem pode se inscrever?

O curso é destinado para todas as pessoas interessadas no universo da costura, que desejam desenvolver a autonomia para a realização de pequenos reparos ou mesmo a customização, criação e demais processos artísticos na área têxtil.

Não é necessário ter experiência prévia em costura para acompanhar as aulas. Inscreva-se aqui.

Um pouco sobre a grade do curso

  • Aula 1 – Por que costuramos? Explicações sobre materiais, tipos de tecidos e uma breve história da costura.
  • Aula 2 – Iniciando a costura, pontos básicos de união e marcação: Por a linha na agulha, alinhavo, ponto atrás, chuleado e arremate.  
  • Aula 3 – Unindo dois tecidos e construindo um objeto:  ponto simples e chuleado, costura francesa e costura inglesa.
  • Aula 4 – Criando aberturas: Ponto caseado e pregando um botão: caseado simples e caseado revestido 
  • Aula 5 – Técnicas de acabamento: barra simples, barra lenço e barra invisível.
  • Aula 6 – Conserto e remendo de defeitos e rasgos: expandindo a vida de uma roupa e ressignificando seu uso.

Veja também: Boticário abre 200 mil vagas em cursos gratuitos para mulheres

Veja também: ITA disponibiliza 10 cursos gratuitos online com certificado

Programa oferece bolsas de estudo integrais em universidade da China

$
0
0

O programa de bolsas de estudo integrais Schwarzman Scholars abriu as inscrições para a edição de 2024. A iniciativa oferece um mestrado internacional com 1 ano de duração na Tsinghua, a melhor universidade da China e uma das 20 melhores do mundo, de acordo com o QS Ranking.

Com foco em integração global, o conselho consultivo do programa conta com figuras, como o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair, ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, além de presidentes e ex-presidentes das universidades de Yale e Duke.

Programa oferece bolsas integrais em universidade da China
Créditos: Divulgação

O objetivo do Schwarzman Scholars é “construir uma comunidade global de futuros líderes que servirão para aprofundar o entendimento entre China e o mundo”.

Para isso, os bolsistas entram em contato com uma rede influente de líderes internacionais vindos de diversos setores, tanto entre os alunos do programa quanto durante as palestras e atividades extracurriculares.

Como se candidatar às bolsas na China?

Podem se inscrever candidatos que tenham entre 18 e 28 anos, um diploma de graduação completo em qualquer área e possam comprovar ter proficiência em inglês –são aceitos os exames TOEFL (com nota mínima de 100 no teste iBT ou 600 no teste em papel) ou IELTS (com nota mínima de 7).

Os inscritos também devem enviar três cartas de recomendação (confira aqui como pedir a sua), dois essays (um pessoal, explicando como o programa ajudará a carreira e contando detalhes sobre as habilidades de liderança, e um segundo texto sobre atualidades), além de histórico escolar completo e currículo.

Os estudantes também podem optar por gravar um vídeo de até um minuto apresentando-se (confira aqui 10 dicas de como fazer um vídeo de apresentação).

Bolsas para mestrado na China

As bolsas de estudo cobrem todos os custos do mestrado e incluem passagens áreas para a China, moradia no campus universitário, alimentação, seguro-saúde e um computador pessoal.

Há também uma quantia adicional para cobrir despesas adicionais de custo de vida e viagens pela China.

A estrutura do programa é no formato imersivo e os alunos convivem entre si dentro e fora da sala de aula. Todos os custos são cobertos.

Os dormitórios onde os Scholars moram ficam no mesmo prédio dentro da Tsinghua, as refeições e horários de estudo são feitos em conjunto.

Além das aulas tradicionais, os estudantes também têm acesso a palestras, um programa de orientação e podem ter a oportunidade de participar de estágios, visitas, excursões e desenvolver projetos em conjunto com empresas e organizações locais.

Veja também: Como estudar na Bryant University, nos EUA, com bolsa

Veja também: Harvard oferece 163 cursos gratuitos e com legenda em português


STF lança 14 cursos gratuitos sobre direito e cidadania

$
0
0

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu inscrições em um novo ciclo de cursos gratuitos online com objetivo de aproximar a Corte da sociedade.

Por meio de uma plataforma EaD (ensino a distância), os interessados podem ter acesso a 14 novos cursos sobre temas jurídicos, língua portuguesa, liderança inovadora, além de assuntos ligados à cidadania, como aulas com orientações sobre paternidade responsável.

STF lança 14 cursos gratuitos sobre direito e cidadania
Créditos: Antonio Cruz/Agência Brasil

Foram disponibilizadas mil vagas virtuais em cada curso oferecido. Os alunos podem se inscrever em vários cursos ao mesmo tempo e terão 90 dias para concluir as aulas.

Para ser aprovado e obter um certificado, é preciso alcançar 70 pontos ao realizar todas as atividades propostas nas aulas virtuais.

Como se inscrever nos cursos gratuitos do STF

Antes de fazer a inscrição, os interessados devem observar os pré-requisitos para aproveitamento das aulas. Há cursos direcionados a estudantes e profissionais do direito, como aulas sobre a história e o uso do habeas corpus e a aplicação da inteligência artificial ao setor.

Já os cursos de concordância verbal, emprego da crase e vírgula podem ser aproveitados por todos os interessados.

Desde 2020, quando o projeto STF Educa foi iniciado, mais de 40 mil cidadãos foram capacitados por meio dos cursos oferecidos pelo Supremo Tribunal Federal.

Os cursos oferecidos

  1. Tutela jurisdicional dos direitos fundamentais (Turma 2024)
  2. Liderança Inovadora (Turma 2024)
  3. Lições de Concordância verbal (Turma 2024)
  4. Introdução ao Processo Coletivo Constitucional (Turma 2024)
  5. Lições de Crase (Turma 2024)
  6. Habeas Corpus: jurisdição constitucional e principais temas tratados no STF (Turma 2024)
  7. Aplicação da inteligência artificial ao Direito (Turma 2024)
  8. Controle de Constitucionalidade da Legislação Local (Turma 2024)
  9. Introdução ao Direito Constitucional e ao Controle de Constitucionalidade (Turma 2024)
  10. Repercussão Geral: Origens, inovações e sua aplicação ao Supremo Tribunal Federal (Turma 2024)
  11. Atualização Gramatical (Turma 2024)
  12. O Emprego da Vírgula em 4 Lições (Turma 2024) 
  13. Caminhos da pontuação: entenda as orações adjetivas (Turma 2024) 
  14. Quando nasce um pai: orientações básicas sobre paternidade responsável (Turma 2024)

Veja também: Rede Idiomas sem Fronteiras abre vagas em cursos gratuitos

Veja também: Harvard oferece 163 cursos gratuitos e com legenda em português

Universidade na Bahia abre vagas em 20 cursos gratuitos

$
0
0

A Universidade Corporativa do Serviço (UCS), unidade vinculada à Secretaria da Administração (Saeb) da Bahia, disponibiliza, para o mês de maio, mais de 700 vagas em cursos gratuitos para o funcionalismo estadual.

A grade de cursos oferece 20 opções, com aulas nos formatos online, Ensino a Distância (EaD) e presencial. A matrícula deve ser feita pelo portal RH Bahia.

Universidade na Bahia abre vagas em 20 cursos gratuitos
Créditos: tsingha25/iStock

O período de inscrições começa no dia 15 deste mês. Os interessados podem consultar a grade de cursos no porta. No endereço estão todos os cursos, as modalidades, as datas e demais informações para que o servidor escolha a opção do seu interesse.

Número de vagas

Dentro das opções oferecidas no mês de maio, a UCS disponibiliza dez cursos na modalidade Educação a Distancia (EAD), cinco com aulas presenciais e dois no formato online. Na modalidade EaD são ofertadas 600 vagas em cursos como Novo Acordo Ortográfico, Atendimento ao Cidadão e Primeiros Passos para uso da Comunicação Não Violenta.

No formato presencial são mais de 40 vagas em cursos como O Papel do Gerente na Gestão do Desempenho de Equipes, Inteligência Financeira e Formação de Instrutores (Básico). Já a modalidade online disponibiliza 60 vagas para Excel Básico.

Os cursos gratuitos

Gestão de Pessoas

Programa de Formação de Liderança

Gestão Pública

Programa de Fortalecimento das Funções Administrativas

Gestão da Logística de Suprimentos

Programa de Aperfeiçoamento em Processos Licitatórios

Veja também: Quer estudar de graça? FGV oferece mais de 150 cursos online

Veja também: ITA disponibiliza 10 cursos gratuitos online com certificado

Fundação Estudar oferece bolsas em cursos de tecnologia

$
0
0

Sonha em entrar no promissor mercado de tecnologia? A plataforma Estudar Fora, da Fundação Estudar, abriu inscrições para o Tech Fellow 2024, um programa de bolsas exclusivo para brasileiros que desejam revolucionar o setor e fazer sua graduação nas melhores universidades do Brasil e do mundo.

Além do auxílio financeiro, o Tech Fellow também oferece mentoria, apoio individual e personalizado, acesso à cursos e eventos exclusivos e a uma comunidade de profissionais da área de tecnologia.

Mobile Website development technology conceptual illustration. Design of internet pages of layout site on screen phone. Programming software of smartphone apps and webpages. Web coding Banner Concept.
Créditos: Andrey Suslov/iStock

O objetivo do programa é fomentar a comunidade de talentos brasileiros incentivando uma formação de qualidade para criar profissionais que tragam para o país as revoluções tecnológicas que o Brasil precisa. As bolsas contemplam de 5% até 95% do valor total solicitado pelos estudantes.

Quem pode se inscrever às bolsas do Tech Fellow?

O público-alvo do programa são jovens que acreditam na tecnologia como via para melhorar a sociedade e têm potencial para liderar as futuras transformações no Brasil. Inscreva-se aqui.

A iniciativa busca pessoas protagonistas de sua história e com curiosidade intelectual para buscar conhecimento de ponta.

Os pré-requisitos para se inscrever no Tech Fellow 2024 são:

  • Ser brasileiro ou brasileira de até 34 anos;
  • Ser estudante promissor na área tech (Cursos nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Data Science, Sistemas de Informação e cursos relacionados – Programas de graduação (Major), dupla graduação [Double Major], graduação em área secundária (Minor) e intercâmbios com duração superior a 2 meses);
  • Cursando ou em processo de aceitação para graduação ou intercâmbio de longa duração em universidade do exterior ou nas mais bem ranqueadas do Brasil;

Estar em processo de aceitação, matriculado ou cursando algum dos seguintes cursos:

  • Ciência da Computação;
  • Data Science;
  • Engenharia de Software ou Computação;
  • Sistemas de Informação;
  • Ou cursos relacionados!

O processo seletivo é feito totalmente gratuito e de forma remota. cOs critérios de distribuição do percentual das bolsas consideram questões como as necessidades financeiras do candidato e a decisão do comitê de tecnologia na etapa final do processo.

A seleção conta com 5 etapas: inscrições, entrevistas individuais, avaliação técnica, aprofundamento com especialistas e um painel final com lideranças do mercado tecnológico.

Veja também: Rede Idiomas sem Fronteiras abre vagas em cursos gratuitos

Veja também: Como estudar na Bryant University, nos EUA, com bolsa

Curso gratuito pretende incluir mil mulheres na gastronomia

$
0
0

Estão abertas as inscrições para curso gratuito que tem como objetivo incluir mil mulheres na na área da gastronomia. A iniciativa é promovida por Stella Artois, marca da Ambev, em parceria com a ONG Gastromotiva.

O curso Juntas na Mesa e na Liderança faz parte da iniciativa de Stella Pure Gold, Entrada Delas, que busca dar visibilidade e incluir produtivamente talentosas cozinheiras no ambiente da alta gastronomia. 

Curso gratuito pretende incluir mil mulheres na gastronomia
Créditos: Bruno Fuiji/Divulgação

As aulas serão ministradas online, de segunda à sexta, com três horas de duração por dia, nos turnos da manhã e da noite.

O material é disponibilizado na plataforma da Gastromotiva e, para participar, é necessário ter conhecimentos culinários por formação ou experiência profissional.

Mulheres na gastronomia

O curso tem previsão de início no dia 13 de maio e abordará temas como liderança, construção de cardápio, harmonização de pratos, aproveitamento integral dos alimentos, entre outros.

O tempo total de Juntas na Mesa e na Liderança é de 60h e, até o fim do ano, serão abertas duas turmas por mês. As interessadas podem checar mais detalhes e se inscrever no site da Gastromotiva.

No início de abril, Stella Pure Gold lançou o projeto Entrada Delas com uma ação que levou entradas assinadas por chefs revelações de diversos estados do país para renomados restaurantes de São Paulo, cidade brasileira que é um importante polo gastronômico mundial.

A iniciativa contou com o apoio de Helena Rizzo –até o momento, a única mulher brasileira à frente de um restaurante condecorado com uma estrela Michelin–, que declarou o seu desejo de se tornar uma entre muitas, com mais colegas de profissão alcançando lugares de destaque.

O lançamento de Juntas na Mesa e na Liderança marca uma nova etapa de Entrada Delas, representando mais um passo da trajetória de Stella Artois, iniciada com o projeto Juntas na Mesa, lançado em 2022, que deu origem ao primeiro curso em parceria com a ONG Gastromotiva.

Veja também: 50 cursos gratuitos da Enap para começar hoje mesmo

Veja também: ITA disponibiliza 10 cursos gratuitos online com certificado

Centro Paula Souza abre 19 mil vagas em cursos gratuitos

$
0
0

O Centro Paula Souza (CPS) abriu 19.515 vagas em mais de 90 cursos gratuitos de formação profissional de nível superior das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). As inscrições seguem abertas até 7 de junho.

Do total de vagas, 5.109 vagas estão reservadas para os candidatos do Provão Paulista.

Inscrições para os cursos gratuitos das Fatecs devem ser feitas até 7 de junho pela internet
Créditos: Roberto Sungi/CPS

O candidato do vestibular das Fatecs pode optar por cursos presenciais e à distância (EaD), distribuídos por unidades localizadas em todas as regiões do estado de São Paulo.

Com currículos constantemente atualizados, são 92 opções de cursos alinhados às atuais demandas do mercado de trabalho. A prova será aplicada em 30 de junho.

Quem pode se inscrever nos cursos gratuitos?

O requisito para participar do Vestibular das Fatecs é que o candidato tenha terminado ou esteja cursando o Ensino Médio, ou equivalente, desde que comprove a conclusão do curso no ato da matrícula.

Para se inscrever no processo seletivo é preciso acessar o site www.vestibularfatec.com.br, preencher as informações solicitadas, o relatório socioeconômico e realizar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 90.

O valor deve ser pago em dinheiro, em uma agência bancária, ou via internet, pelo aplicativo bancário ou ainda com cartão de crédito, por meio da ferramenta getnet, disponível no site do vestibular.

No momento da inscrição, é preciso informar um curso em primeira opção e, caso seja do interesse, optar por um curso para segunda opção, em qualquer Fatec e qualquer período.

Os cursos, as vagas, os períodos e as unidades participantes estão no Manual do Candidato e no site oficial do processo seletivo.

É de inteira responsabilidade do candidato o correto preenchimento da ficha de inscrição, o envio de documentos e cumprimento dos prazos estipulados.

Caso o candidato necessite, as Fatecs disponibilizam computadores e acesso à internet para que a inscrição seja realizada. Para tanto, é preciso entrar em contato com a unidade para obter informações sobre datas e horários disponíveis.

Veja também: Programa oferece bolsas de estudo integrais em universidade da China

Veja também: 50 cursos gratuitos da Enap para começar hoje mesmo

Escola Virtual do Governo oferta mais de 600 cursos gratuitos

$
0
0

A Escola Virtual do Governo (EV.G) está com inscrições abertas para mais de 600 cursos gratuitos 100% online em várias áreas do conhecimento.

Pessoas de todo o Brasil podem participar. Há cursos sobre comunicação, saúde, gestão de pessoas, economia, entre outros.

Escola Virtual do Governo oferta mais de 600 cursos gratuitos
Créditos: FG Trade/iStock

As inscrições podem ser feitas pelo site da Escola Nacional de Administração Pública  (Enap). No portal, também é possível verificar mais detalhes sobre os cursos disponíveis no momento.

Após fazer a inscrição, o aluno tem até 100 dias para concluir os conteúdos, dependendo do curso.

Quando concluir as atividades e obter a nota mínima para a aprovação, o participante recebe um certificado de conclusão do curso.

Áreas dos cursos gratuitos

A Escola Virtual do Governo oferece cursos gratuitos nas seguintes áreas:

  • Água e saneamento;
  • Análise e ciência de dados;
  • Aposentadoria e previdência;
  • Comunicação;
  • Desenvolvimento pessoal;
  • Direito e legislação;
  • Direitos humanos;
  • Economia;
  • Educação e docência;
  • Estratégia e planejamento;
  • Ética e cidadania;
  • Excelência na entrega de serviços;
  • Gestão da informação e do conhecimento;
  • Gestão de pessoas;
  • Gestão pública;
  • Governo e transformação digital;
  • Infraestrutura;
  • Inovação, liderança, logística e compras públicas;
  • Meio ambiente;
  • Orçamento e finanças;
  • Políticas públicas;
  • Regulação;
  • Saúde;
  • Transferências da união;
  • Transparência, controle e participação.

Os cursos a distância de curta duração oferecidos na Escola Virtual de Governo são cursos de educação continuada. Por isso, não estão sujeitos ao reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

Se você tem interesse em apresentar à sua instituição o certificado de um curso realizado na EV.G para progressão funcional ou aproveitamento de créditos extracurriculares, por exemplo, consulte as regras da sua instituição, pois cada uma possui autonomia para definir os critérios de aceitação ou não.

Prazo de realização dos cursos

Os cursos ofertados na EV.G possuem prazo para realização, ou seja, têm um período de disponibilidade.

Esse prazo pode varia de acordo com a carga horária de cada curso. Ele pode ser de 10 a 100 dias e começa a ser contado a partir do dia em que você se inscreve.

É importante atentar-se a esse prazo para que você consiga concluir o curso no período previsto. Após se inscrever em um curso, você poderá verificar o prazo de disponibilidade seguindo as orientações:

  • Acesse https://www.escolavirtual.gov.br.
  • No canto superior à direita, utilize o botão “Entrar” para fazer login na Secretaria Virtual da EV.G.
  • Clique em seu nome, também no canto superior à direita.
  • Em “Meus Cursos”, escolha a opção “Em Andamento”.
  • Na página que será aberta, você obterá a informação sobre o período de disponibilidade do curso, bem como suas datas de início e término, a carga horária e nota mínima exigida para a aprovação.

Veja também: Harvard oferece 163 cursos gratuitos e com legenda em português

Veja também: Cursos gratuitos à distância da USP têm vagas abertas

Escola de Gastronomia Social abre vagas em cursos gratuitos

$
0
0

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), em em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), está com inscrições abertas para cursos gratuitos profissionalizantes na área de cozinha, confeitaria e panificação.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente na sede da escola até o o dia 29 de abril. Os cursos têm início no dia 14 de maio, e acontece de segunda-feira à sexta-feira em dois turnos, manhã e tarde.

Escola de Gastronomia Social oferece cursos gratuitos profissionalizantes
Créditos: Divulgação

Ao todo, a Escola de Gastronomia Social oferta 140 vagas para os três cursos profissionalizantes, todos presenciais. Os cursos de Panificação e Confeitaria têm duração de dois meses, já o de Cozinha, quatro meses.

Como se inscrever nos cursos gratuitos

Para se inscrever, os candidatos devem comparecer à sede da escola (Rua Manoel Dias Branco, 80, Cais do Porto, Mucuripe), entre 9h e 16h, com RG, CPF e comprovante de endereço.

É preciso ter a partir de 18 anos, ensino médio completo ou em andamento, disponibilidade no período do curso, de segunda-feira a sexta-feira no turno escolhido (manhã ou tarde), estar inserido em ações afirmativas e em situação de vulnerabilidade social.

No ato da inscrição, os candidatos deverão assistir a um vídeo de apresentação e preencher um formulário de intenção.

Os candidatos que necessitam de intérprete de libras para efetuar a inscrição, devem comparecer à escola na quinta-feira, 18, entre 8 e 12 horas, e na quarta-feira, 24, entre 13 e 16 horas.

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense.

Os cursos também promovem os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome.

Veja também: ITA disponibiliza 10 cursos gratuitos online com certificado

Veja também: Quer estudar de graça? FGV oferece mais de 150 cursos online


Cursos gratuitos online do IFRS seguem com inscrições abertas

$
0
0

Interessados em atuar na área de ensino e aprendizagem podem se inscrever nos cursos gratuitos na modalidade de Educação a Distância (EaD) oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Para realizar a inscrição é necessário ter CPF ou passaporte, e-mail e um dispositivo como celular, tablet ou computador com acesso à internet.

Cursos gratuitos online do IFRS auxiliam na formação profissional
Créditos: Divulgação/IFRS

O estudante pode fazer o curso no seu ritmo e de qualquer lugar.  Os cursos abrangem temas como: alfabetização e letramento, ensino e aprendizagem, atuação docente e práticas pedagógicas, didática, tecnologias na educação, gestão escolar e diversos outros assuntos. 

Cursos gratuitos online do IFRS

Ao todo, o IFRS oferece mais de 20 opções de cursos gratuitos:

  1. Alfabetização e Letramento
  2. Aprendizagem Significativa
  3. Assistente de Secretaria Escolar
  4. Assistente Escolar
  5. Audiovisuais: arte, técnica e linguagem
  6. Auxiliar Pedagógico
  7. Como Usar o Laboratório de Informática nas aulas? Ensino Infantil e Fundamental – Anos Iniciais
  8. Didática
  9. Educação Brasileira
  10. Educação Profissional e o Novo Ensino Médio
  11. Extensão para Estudantes
  12. Gestão em Educação Escolar
  13. Gestor Escolar
  14. Introdução à Organização das Nações Unidas e às simulações acadêmicas e escolares (MUNs)
  15. Métodos de pesquisa: conceitos introdutórios
  16. Personalização do Ensino a partir de Metodologias Ativas
  17. Pesquisa em Sala de Aula na Educação Básica
  18. Possibilidades para a fabricação digital de recursos de Tecnologia
  19. Assistiva de Baixo Custo na educação
  20. Projetos Educacionais e Interdisciplinares
  21. Psicologia da Aprendizagem
  22. Tecnologia Assistiva no Contexto Educacional

Foco na EaD

O Instituto também oferece opções de cursos específicos para profissionais que atuam ou desejam atuar na educação a distância.

As aulas tratam sobre  abordagens pedagógicas, planejamento e avaliação da EaD, criação de videoaulas, gamificação, uso de aplicativos web, elaboração de materiais didáticos, dentre outros.

Confira a lista:

  • Abordagens Pedagógicas Modernas na Educação a Distância
  • Avaliação na Educação a Distância
  • Criação de Videoaulas na Educação a Distância
  • Cursos Online Abertos e Massivos: teoria e prática
  • Cursos Regulares Presenciais com Carga Horária a Distância
  • Educação a Distância
  • Ensino e Aprendizagem na EaD
  • Gamificação no Moodle na Educação a Distância
  • Mediação Pedagógica na Educação a Distância
  • Moodle Básico para Professores
  • O Uso de Aplicativos Web na Construção de Materiais Educacionais na Educação a Distância
  • Planejamento de Disciplinas com Carga Horária de Educação a Distância
  • Qualidade de Cursos em Educação a Distância
  • Repositórios de Materiais
  • Didáticos Digitais e Direitos de Uso na Educação a Distância
  • Técnicas de Escrita para Educação a Distância

Como se inscrever?

Para conhecer mais sobre os cursos e fazer a inscrição, basta acessar o site do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) Moodle do IFRS, selecionar a opção “Cursos Online Abertos e Gratuitos”, escolher a aba “Educação”  ou  “Educação a Distância”.

Os detalhes de cada curso, como conteúdo, carga horária, módulos e prazo de conclusão podem ser visualizados clicando no botão de informações disponível ao lado de cada um deles.

Para se inscrever é preciso criar uma conta ou, caso já possua uma, realizar o login na plataforma.

O aprendizado acontece sem tutoria (sem o acompanhamento de tutores ou professores), e, ao final do curso, se atendido todos os requisitos, o aluno pode gerar o certificado automaticamente na plataforma.

Veja também: Universidade de Hong Kong disponibiliza 37 cursos gratuitos

Veja também: Vult lança curso gratuito sobre empoderamento feminino





Latest Images